Músicas na nuvem? iTunes Match é a solução!


Para quem gosta muito de música, já utiliza o iTunes e não possui mais de 25.000 arquivos musicais, acho este serviço da Apple essencial.

O grande diferencial do serviço, que é armazenar na nuvem toda sua biblioteca musical, nem é usado em sua plenitude aqui no Brasil, pois nossa conexão à internet ainda deixa muito a desejar. Se vivêssemos em países onde a banda larga está anos luz do que temos por aqui, seria possível tocar toda a sua biblioteca virtualmente, via streaming (da mesma maneira que vemos filmes online no YouTube).


O que isso significa, exatamente? Vamos dizer que você possua um iPhone de 8Gb de capacidade, e uma biblioteca de música no iTunes de 20 Gb. O que aconteceria? Você não poderia carregar toda a biblioteca no seu iPhone, pois não caberia! Para o assinante iTunes Match, basta acionar o serviço no iPhone através dos Ajustes, e ele pode tocar a sua biblioteca do iTunes inteira, via streaming, desde que tenha uma conexão à internet decente.

Eu, logo que assinei o serviço, fui toda feliz ao supermercado, achando que podia ouvir qualquer música da minha biblioteca em meu iPhone, já que estavam todas na nuvem.. Foi uma grande frustração.. A conexão era ruim, teve música que demorou mais de 5 minutos para começar, e ao iniciar ainda interrompia. É mesmo como o YouTube, com conexão ruim não dá!!!

Ainda assim, você pode acessar todas as suas músicas online, via internet, de qualquer PC, Mac, ou dispositivo Apple (iPod, iPad, iPhone, AppleTV) . Se a conexão for ruim, vai demorar, mas acessa.

Este serviço é pago (US$ 24,99 por ano) e traz uma vantagem “colateral”, que já vale o investimento: a melhoria na qualidade de áudio de seus arquivos musicais! Sério!! Como? É simples: os arquivos musicais que você tiver com qualidade inferior aos oficiais da iTunes Store, serão substituídos na nuvem. Por exemplo: vamos dizer que você tenha uma música que copiou de um CD ou alguém lhe passou. Provavelmente a qualidade será inferior à do arquivo da mesma música vendido pela iTunes. Então, quando o iTunes Match verificar que a música que você está enviando para a nuvem já consta em seu diretório, ele só guardará a informação, de modo que quando você acessar o iTunes Match de outro lugar que não do computador onde se encontram originalmente suas músicas, e pedir aquela música, ele vai te enviar o arquivo da iTunes Store. E dá para substituir os arquivos originais, mas aí, se alguém tiver interesse, é tema para outro post. Não é o máximo??

Claro que tem a parte ruim: demora muito para subir as músicas, as minhas (9.000) demoraram quase 4 dias inteiros…  Mas você não precisa estar presente, basta se cadastrar e vincular a biblioteca. Alguns arquivos perdem suas capas.. Mas pelo benefício, vale a pena!

Para assinar, basta entrar no iTunes do computador (de preferência onde está a maior parte de suas músicas) e na barra superior horizontal, escolher “Loja”> “Ativar iTunes Match”.

Duas boas matérias sobre o tema, mas em inglês e um pouco antigas:

Fica a dica!

Publicado originalmente no blog Bridge-on, conheça!

Anúncios

Sobre Luciana Caran

Apaixonada e conhecedora do mundo digital desde sempre, falante, ativa, cheia de energia e disposição, adora “fuçar” tudo e mais um pouco na internet…. Profissional da área de comunicação, turismo, mídias digitais, formada em Publicidade pela ESPM e em Hotelaria pela École Les Roches, na Suíça.
Esse post foi publicado em Música, Mundo Mac, Portabilidade e marcado , , , , . Guardar link permanente.

Uma resposta para Músicas na nuvem? iTunes Match é a solução!

  1. Publistória disse:

    Obrigado, ajudou muito!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s