Segurança para crianças e adolescentes na internet


Depois do post Nossos Filhos e o Mundo Virtual, com um alerta e um relato de debate sobre o tema, comecei a me dar conta da extensão da vulnerabilidade e insegurança a que pais estão expostos com seus filhos online.

As pessoas não sabem como proteger seus filhos no mundo virtual, como colocar filtros em seus computadores, nem mesmo como orientá-los. Tenho sido consultada cada vez mais no quesito segurança de computadores para crianças.

Vou tentar passar aqui o básico do básico, para que você compreenda onde estão os riscos e possa então minimizá-los.

Em primeiro lugar, uma tradução rápida da página de “Segurança na Internet para os pais”, publicada no site britânico https://www.thinkuknow.co.uk, pertencente ao Child Exploitation and Online Protection (CEOP – ou Proteção à Exploração Infantil e Online), o http://ceop.police.uk/, que a Marilia mencionou no post. Trata-se de um site britânico, um dos mais engajados e esta orientação é a básica para pais:

  • Mostre a seus filhos que nunca devem dar informações pessoais para amigos online que eles não conhecem de verdade.
  • Explique a eles quais são as informações pessoais: Endereço de e-mail, número de celular, nome da escola, clube que frequenta, combinações de encontro com amigos e quaisquer imagens ou vídeos deles mesmos, familiares ou amigos. Fragmentos de informação podem ser facilmente juntadas para visualizar suas vidas e atividades diárias.
  • Conscientize-os de que eles precisam avaliar com cuidado as informações e imagens que postam em seus perfis. Informá-los que uma vez publicado online, qualquer um pode mudar ou compartilhar essas imagens deles.
  • É fácil esquecer que a internet não é um espaço privado, que é ‘terra de ninguém” e como resultado, os jovens podem se comportar de maneira arriscada. Aconselhe seus filhos a não publicar quaisquer imagens, vídeos ou informações em seus perfis ou em salas de bate-papo, que eles não quisessem que seus pais vissem.
  • Quanto a spam que eles venham a receber, lembrá-los de nunca responder ou clicar nos links.
  • Não devem abrir arquivos recebidos de quem não conhecem, pode ser vírus ou pior – uma imagem inadequada ou filme.
  • Ajude seu filho a entender que algumas pessoas mentem online e que, portanto, é melhor manter os amigos virtuais apenas neste ambiente virtual. Eles nunca devem encontrar-se com qualquer estranhos que tenham conhecido online sem um adulto em quem confiam.
  • Sempre manter a comunicação aberta para uma criança saber que nunca é tarde para contar a um adulto, se algo os faz sentir desconfortáveis.

Mas em termos de segurança, o mais importante é configurar os controles de segurança familiar que já vem no computador, no caso do Mac e Windows, bastando para isso, acessar suas configurações (Painel de Controle no Windows e Preferências do Sistema no Mac).

Independente de usar Mac ou Windows, para você ter qualquer controle sobre a segurança de um computador, é fundamental que todos que o utilizam tenham seu próprio usuário e senha. Você, no caso, será o administrador, que terá poderes para monitorar e dar “poderes” limitados aos outros usuários. Pode haver vários administradores e vários usuários padrão, mas é importante que somente adultos que poderão monitorar as crianças devem ser administradores.

No Windows 7 há o Controles dos Pais e no Mac há Controles Parentais, que ajudam a gerenciar como as crianças usam o computador. Por exemplo, você pode definir limites para a quantidade de horas que seus filhos podem usar o computador, os tipos de jogos que podem jogar e os programas que podem executar, o que eles podem acessar na internet. Além dos filtros básicos, que também já são sugeridos pelos próprios sistemas.

Vou repetir aqui um vídeo chocante que a Marilia já postou no post Nossos Filhos e o Mundo Virtual, onde, aliás, há outros filmes interessantíssimos:

Um bom filme para ver com os filhos, para ajudar a conscientizá-los dos riscos que a internet oferece.

É isso! Beijos e feliz 2012!! Com mais segurança e menos cyber-bullying!


Anúncios

Sobre Luciana Caran

Apaixonada e conhecedora do mundo digital desde sempre, falante, ativa, cheia de energia e disposição, adora “fuçar” tudo e mais um pouco na internet…. Profissional da área de comunicação, turismo, mídias digitais, formada em Publicidade pela ESPM e em Hotelaria pela École Les Roches, na Suíça.
Esse post foi publicado em Dicas, Educação, Mundo Digital e marcado . Guardar link permanente.

2 respostas para Segurança para crianças e adolescentes na internet

  1. Usando a internet diariamente, temos que pensar nestes cuidados também diariamente! Obrigada, Lu, por sintetizar as dicas básicas! E vamos dialogando!

  2. Carmen Busana disse:

    Incrível a sintonia! Just in time 🙂
    Obrigada!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s