Portabilidade de documentos super eficiente


Acho que uso o Dropbox há mais de 1 ano, e sempre achei ele ok. Mas ante-ontem, apaixonei-me por ele para sempre!

Liguei meu PC para imprimir uma apostila de uma aula que daria em menos de 2 horas, e ele resolveu travar totalmente.. Quase em pânico, torpedei meu ex-marido (que como eu trabalha com mundo digital, e me salva sempre que me encrenco com hardware) para saber o que aquela mensagem na tela preta significava, não conseguia nem acessar o Windows, ou seja, quais as chances que tinha de imprimir meu arquivo, o computador parecia morto, ele me disse que só à noite conseguiria ver pra mim, provavelmente era problema físico, de hardware. O pânico ainda mais perto, lembrei do Dropbox, que me salvou!

Além de ser grátis para até 2Gb de armazenamento (há planos pagos para mais espaço), ele sincroniza pastas de arquivos através de sua rede (wireless ou não) em diversos dispositivos. Portanto, eu que tenho o Dropbox instalado no PC, no Macbook, no iPhone e no iPad, qualquer arquivo colocado ou alterado em uma pasta do Dropbox é imediatamente sincronizado em todos os dispositivos. Ah, e se você tiver sem nenhum destes dispositivos disponíveis, ainda pode acessar seu arquivo pelo site deles, pois você acessa literalmente a nuvem onde estão salvos todos os seus arquivos. Veja os dispositivos:

E meus arquivos no site deles, exatamente como dispostos nos 4 dispositivos acima:

Em uma situação extrema, posso ir a um cybercafé e imprimir o arquivo que eu quiser diretamente do site deles.

E quando você apaga algum documento em um dispositivo, você recebe aviso no outro, possibilitando sua recuperação:

E ainda permite o envio de grandes arquivos através de links. Se você tiver um arquivo grande para compartilhar, digamos, um filme, você coloca ele na pasta pública do Dropbox, será gerado um link, que permite a qualquer pessoa baixar o arquivo, sem que seu computador precise estar ligado.

Enfim, super recomendo!

Gostou e quer instalar? Vamos às informações práticas: clique aqui para baixar o software, que é totalmente em inglês (há opção de alterar para espanhol, francês, alemão e japonês, embaixo no canto direito), crie uma conta, faça o download (Windows ou Mac) e instale no seu computador. Para iPhone e iPad, você encontra na AppStore, basta buscar por Dropbox.

Se você quiser utilizá-lo para backup mesmo, armazenamento de fotos, músicas, filmes, provavelmente terá que comprar espaço extra. No meu caso, que estou armazenando basicamente arquivos do Office com o intuito de mobilidade mesmo, não de backup, os 2 Gb são mais do que suficientes.

Sobre Luciana Caran

Apaixonada e conhecedora do mundo digital desde sempre, falante, ativa, cheia de energia e disposição, adora “fuçar” tudo e mais um pouco na internet…. Profissional da área de comunicação, turismo, mídias digitais, formada em Publicidade pela ESPM e em Hotelaria pela École Les Roches, na Suíça.
Esse post foi publicado em Dicas, Mundo Digital e marcado , , , . Guardar link permanente.

Deixe um comentário

