Por que a África é tão especial?


Quem convive comigo sabe o enorme amor, carinho e respeito que eu tenho pelos africanos. E todo esse sentimento vem de uma admiração profunda que, quanto mais eu estudo, leio, conheço, viajo e tenho contato com a história desse povo, mais ela cresce. Eu me encanto em saber que, apesar de carregarem um passado marcado por muita dor , eles vivem o presente cheios de  energia, disposição e sorriso no rosto, para construirem um futuro melhor – fruto de valores e princípios que fazem parte deles. Aliás, é a marca registrada dos africanos.Hoje eu vim só dividir uma história simples (e linda!), mas que ilustra perfeitamente a maneira como os africanos enxergam a vida. É por isso que eles são tão especiais…

Ubuntu: "Sou quem sou, porque somos todos nós!"

UBUNTU
A jornalista e filósofa Lia Diskin, no Festival Mundial da Paz, em Floripa (2006), nos presenteou com um caso de uma tribo na África chamada Ubuntu. Ela contou que um antropólogo estava estudando os usos e costumes da tribo e, quando terminou seu trabalho, teve que esperar pelo transporte que o levaria até o aeroporto de volta pra casa. Sobrava muito tempo, mas ele não queria catequizar os membros da tribo, então, propôs uma brincadeira para as crianças, que achou ser inofensiva.

Comprou uma porção de doces e guloseimas na cidade, botou tudo num cesto bem bonito e colocou debaixo de uma árvore. Aí ele chamou as crianças e combinou que quando ele dissesse ‘já!’, elas deveriam sair correndo até o cesto. A que chegasse primeiro ganharia todos os doces que estavam lá dentro.

As crianças se posicionaram na linha demarcatória que ele desenhou no chão e esperaram pelo sinal combinado. Quando ele disse ‘já!’, instantaneamente todas   as crianças se deram as mãos e saíram correndo em direção à árvore com o cesto. Chegando lá, começaram a distribuir os doces entre si e a comerem felizes.

O antropólogo foi ao encontro delas e perguntou por que elas tinham ido todas juntas se uma só poderia ficar com tudo que havia no cesto e, assim, ganhar muito mais doces.

Elas simplesmente responderam: “Ubuntu, tio. Como uma de nós poderia ficar feliz se todas as outras estivessem tristes?”

Ele ficou desconcertado! Meses e meses trabalhando nisso, estudando a tribo, e ainda não havia compreendido, de verdade, a essência daquele povo. Ou jamais teria proposto uma competição, certo?

Ubuntu significa: “Sou quem sou, porque somos todos nós!”

Atente para o detalhe: porque SOMOS, não pelo que temos

UBUNTU PARA VOCÊS!

 Bjs

 Carol

Anúncios

Sobre Carol Balro

O bom humor desta jornalista é inabalável. Tudo o que faz, Carol faz sorrindo. É com esse espírito alegre que ela encara os desafios da vida. Há dez anos na profissão, a campineira já trabalhou ao lado de Caco Barcellos, na sucursal da TV Globo, em Londres e em diversas revistas da editora Abril, como Bons Fluidos, Veja, Mens Health, Claudia, Elle, VIP, Boa Forma, Estilo de Vida, NOVA, entre outras. Mas quando não está escrevendo, ela adora praticar esportes (para extravasar tanta energia) e seu grande prazer é desbravar o mundo. Dona de uma alma solta, Carol já esteve nos quatro cantos do planeta – sua lista soma 34 países. Mas seus olhos brilham em especial pelo continente africano, paixão que a levou ao curso de especialização em África, na USP e a fazer um trabalho voluntário na Libéria. E é com uma mochila nas costas, ouvindo Bob Marley e muita disposição, que a garota gosta de vivenciar a diversidade cultural e os aspectos sócio-econômicos mundo afora. Sua filosofia de vida? O amor ao próximo é o ponto de partida para uma vida feliz. Isso explica porque ela decidiu fazer uma pós-graduação em Gestão Social. Aqui, Carol vem dividir toda essa energia positiva com vocês. Aproveitem essa viagem!
Esse post foi publicado em Dicas. Bookmark o link permanente.

Uma resposta para Por que a África é tão especial?

  1. Carol, um dia ainda quero ir pra Africa com vc, beijos querida.
    Pati

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s