Gente antenada e atuante por um mundo melhor!


Hoje temos uma convidada escrevendo por aqui: Lilian Kempinski! Além de amiga querida, a Lili teve a oportunidade de participar do TedXDaLuz no último domingo e eu pedi a ela que compartilhasse aqui conosco! Lá vai!

Eis-me aqui nesta aventura de escrever para dividir com vocês um evento que me foi apresentado por nossa querida Pati Centurion no final do ano passado: o TedXDaLuz.  Quando ela fez o convite para assistir um vídeo de TedTalks, confesso que pensei: que raios será isso? Instigada pela natural curiosidade feminina, alimentada pelo aval da Pati que não costuma “dar ponto sem nó”, segui adiante para ver no que ia dar.

E, guess what… incrível proposta! Os TEDs são eventos onde as pessoas se reúnem para  compartilhar ideias para melhorar a qualidade de vida presente e futura no planeta, sejam elas educacionais, éticas, sustentáveis, enfim… ideias que já foram colocadas em prática e que tem em si o potencial transformador. Um exemplo? Uma agrônoma de Viçosa que trata o solo, as plantas e a água com homeopatia e ensina as técnicas a agricultores de várias partes do país. Outro? Que tal a psicóloga, mediadora de conflitos, que atua com Justiça Restauradora, ao invés da nossa tradicional Justiça punitiva?

E este caminho me parece, na verdade, uma operação muito mais da multiplicação do que da divisão: do conhecimento, da experiência, de semear e adubar para que a colheita seja de melhor qualidade e, principalmente, mais globalizada.

No último domingo, 20 de novembro, aconteceu outro encontro do TedXDaLuz, dessa vez no UmaPaz, um espaço no Parque do Ibirapuera, super agradável por sinal e feito sob medida para reunir cabeças pensantes e ouvidos sedentos por ideias de mudanças.

As palestrantes, sim, essencialmente almas femininas, participantes do “despertar do Feminino: nossa força gestadora”, dividiram-se em quatro ciclos: Inconformidade, Busca, Experimentação e Inspiração. Todas movidas por aquela sensação pulsante de que algo precisa mudar, de que o modelo que vivemos até hoje não funciona mais.

Instigada? Se reconhece nessas mulheres? Então mãos a obra, meninas!

São pessoas simples como nós, que começam devolvendo só uma estrela ao mar e que sabem que é de “pequeno que se torce o pepino” (antigo esse, né?), ou que “de grão em grão a galinha enche o papo”… sei lá, acho que qualquer um cabe para dizer que podemos e devemos fazer a nossa diferença.

Inscrevam-se para receber os e-mails, organizem jornadas gestadoras, ou simplesmente alimentem a alma com histórias bacanas de quem está buscando fazer um planeta melhor para os que estão e virão! Um beijo!

Curiosa e insaciável, intensa apreciadora do convívio humano… Essa sou eu, uma educadora que acredita que o crescimento saudável das crianças passa obrigatoriamente por um modelo de educação que considere a ética e o respeito pelo planeta e seus moradores, como imprescindíveis. Formada pela PUC com passagens por Jornalismo e Psicologia, a curiosidade já me levou a experiências inusitadas em estudos como Esperanto, Reconhecimento do céu e Radiestesia.

Por conta dos desígnios do universo, acabei enveredando por caminhos nunca dantes trilhados, os de Assessoria Pedagógica em Comunicação, unindo publicidade com educação, minhas duas atuais paixões.

Anúncios

Sobre Luciana Caran

Apaixonada e conhecedora do mundo digital desde sempre, falante, ativa, cheia de energia e disposição, adora “fuçar” tudo e mais um pouco na internet…. Profissional da área de comunicação, turismo, mídias digitais, formada em Publicidade pela ESPM e em Hotelaria pela École Les Roches, na Suíça.
Esse post foi publicado em Arte e Cultura, Inovação, Sustentabilidade e marcado . Guardar link permanente.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s