Livros, joias, bolsas, roupas, inspiração, talento e coragem


Minha dica de hoje tem a ver com inspiração, talento e coragem, ingredientes essenciais para criarmos, espalharmos e lançarmos boas ideias, projetos, serviços e produtos pelo mundo.

Vamos começar pelo fim, pelo resultado desses ingredientes misturados, sobre a batuta da jovem Talita Nozomi. Você ainda não ouviu falar dela? Então vamos lá.

Amanhã tem o lançamento do seu livro Do mundo ao fundo e Do fundo ao mundo, de Talita Nozomi e Olivia Maia Barcellos. Sábado dia 5 de novembro, das 16 às 19h na Livraria da Vila, R:Fradique Coutinho, 915, além do lançamento terá oficina de origami.

Veja o vídeo-convite feito por Caetano Tola Biasi, é lindo!

Conheci a Talita em 2009, quando fui convidada e aceitei, dar aulas no IED (Instituto Europeu de Design). Minha cadeira era orientar os alunos que estavam no ultimo ano do curso de joalheria, em seus  TCCs (trabalho de conclusão de curso), e isso incluía inspira-los a encontrar um caminho criativo para desenvolver o conceito e criarem suas marcas e uma coleção para apresentarem ao final do curso. Foi uma experiência rica, adorei! Minha classe tinha muitos bons alunos, criativos e talentosos, que hoje estão formados e trabalham no mercado de jóias, como colegas de profissão.

Ao longo do ano, entre uma aula e outra, fui descobrindo os vários talentos desta determinada nissei. Me chamou atenção o orgulho que tem de suas raízes japonesas, sua curiosidade e execução dos seus projetos. Contou-me, que logo após dar um workshop de como elaborar bolsas de patchwork, na ONG Recicriança em Canoa Quebrada/Ceará, para mulheres de pescadores aumentarem sua renda familiar, não teve dúvidas, ao voltar para São Paulo, lançou sua marca de bolsas, e começou a vender não só para o consumidor final, mas também para lojista. Fazia também roupas, tudo com tecidos de quimonos japoneses, INCRÍVEIS, comprei uma camisa muito charmosa, e duas bolsas lindas, que uso pouco para não gastar! Quando fui conhecer seu ateliê, me mostrou as máquinas de costura, mas de alma inquieta, já estava investindo em material para ourivesaria…

Em sua coleção de joias multissensoriais, a inspiração veio novamente do Japão, nela criou alem das joias, um óculos. Assim que terminou a deslumbrante e longa trilha, Milford Track na Nova Zelândia, sentiu que era hora de reescrever uma história infantil perdida em um arquivo de pendrive, e assim lançou seu primeiro livro em parceria com Juliana Misono Kasuya Os óculos do leão,  e agora lança Do mundo ao fundo e do fundo ao mundo.

Faça como ela, olhe ao seu redor, se inspire, e depois aja, crie coragem para se jogar em seus projetos, lançar produtos, compartilhar boas idéias, com quem esta próximo de você e com o mundo.

Quer saber mais sobre ela?

Nasceu em São Paulo, é orgulhosíssima de suas raízes, e da cultura japonesa que sempre permeou a sua vida, através de histórias infantis, músicas, comidas, e principalmente nas figuras ancestrais dos seus avós imigrantes e suas bagagens familiares. O Brasil proporcionou a ela o convívio com diversas culturas e serve como fonte de inspiração para sua criatividade.

“Crio artigos que expressam a união e o amor as minhas duas raízes! Independente da distância, do rumo a ser tomado, viajar sempre me deixa com os olhos brilhando, o sorriso largo e o coração aquecido! As viagens são incontáveis inspirações para o meu trabalho como designer e o meu sonho de ser cidadã do mundo! Cada destino me transforma, e alimenta um novo projeto a ser realizado.” Diz Talita.

Formada em Design de Joias, pelo Instituto Europeo di Design, participou das exposições: “Nova Expressão de Moda” (Galeria Olido, São Paulo-2009) e “Joalheria Brasileira” (Embaixada do Brasil, Berlim-2011). Fez curso na Escola Internacional de Ilustração (Sàrmede-Itália) e lançou dois livros como escritora e ilustradora: Os óculos do leão (editora LCTE-2010) e “Do mundo ao fundo – Do fundo ao mundo” (editora JBC-2011). Além de participar com uma ilustração, da exposição: “Quando la fiaba raggiunge le vette” (Quando o conto alcança as alturas) no Museu Zavřel (Itália).

Quer ver outros trabalhos dela, se inspirar um pouco mais para se jogar nas oportunidades e boas ideas sem medo do escuro?

Clica aqui, para entrar em seu blog talitanozomi.com, onde tem todos seus trabalhos e inspirações, e depois clique aqui, pois ela tem também outro blog domundoaofundo, onde ela conta seus relatos e dicas de viagens, quer mais? Clica aqui para ler a reportagem que saiu na revista vida simples.

“Faço o que amo, que é compartilhar as belezas que vejo ao meu redor!”

E Ela só tem 26 anos, vamos aguardar o que vem mais pra frente.

Sobre Patricia Centurion

Criativa, curiosa, inovadora, entre outros atributos, devido a sua paixão por pessoas e culturas, tornou-se uma boa observadora e ouvinte, sempre antenada com tudo o que acontece ao seu redor. Formada em Joalheria na conceituada escola italiana Le Arte Orafe, em Florença, e em Artes Plásticas pela Faculdade de Belas Artes de São Paulo, com diversos prêmios, exposições e publicações em seu curriculum. Além de joalheira, devido a ser sempre a palpiteira das boas ideias para os negócios e eventos dos amigos, tornou-se, a pedidos, consultora em soluções criativas. Pretende compartilhar aqui seus incríveis achados e dicas.
Esse post foi publicado em Arte e Cultura, Design, Dica de presentes, Dicas e marcado , , , , , . Guardar link permanente.

2 respostas para Livros, joias, bolsas, roupas, inspiração, talento e coragem

  1. Talita Nozomi disse:

    PATI!!!! Que lindo vc ter dedicado um tempo para escrever sobre as minhas criações! Fico muuuuito feliz, e me sinto super especial por isso!
    Te agradeço muito não só pelo post, mas pela dedicação em sala de aula, e por te dito a frase que uso sempre que alguém me crítica, falando que eu não tenho foco: “minha professora disse que se vc é criativo, pode fazer até pneu!”
    obrigada obrigada obrigada
    Talita

  2. vanessa CARMONA disse:

    fiquei impressionada com o talento da moca…..a vontade move o mundo mesmo ne? Basta te-la!!! ta de Parabens….muita luz no caminho dela.

Deixe um comentário

